← Back Published on

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele

Este ano, a campanha do Dezembro Laranja traz o lema “Não espere até sentir na pele” com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer mais incidente no Brasil.

Por Ana Clara Aguiar, Beatriz Souza e Thalita Eduarda

O mês de dezembro é marcado pela campanha “Dezembro Laranja”, que chama atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer mais incidente no Brasil, o de pele. A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e este ano retorna com os atendimentos presenciais e gratuitos para a prevenção ao câncer da pele, em cerca de 100 centros cadastrados por todo o país.

No Amazonas, os atendimentos serão realizados na capital, durante o dia 3 de dezembro, entre 9h e 15h, no Hospital Universitário Getúlio Vargas, na Universidade Federal do Amazonas e na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Além disso, a SDB ampliará sua presença nas redes sociais e na imprensa por meio de programação especial, com o intuito de alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que o país registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Ainda segundo o órgão, só em 2019 foram registrados cerca de 8.450 novos casos de câncer de pele do tipo melanoma só no Brasil.

O câncer de pele é um tumor que atinge a pele quando as células se multiplicam sem controle. Segundo o Ministério da Saúde, ele pode ser classificado de duas formas: o câncer de pele melanoma e o câncer de pele não melanoma.

Enquanto o melanoma tem sua origem nas células reprodutoras da melanina (substância que determina a cor da pele) e é o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (a multiplicação das células cancerígenas para outros órgãos). O câncer de pele não melanoma, responsável por 30% dos casos registrados no Brasil, é o que tem mais chances de cura, desde que seja diagnosticado e tratado precocemente.

A principal medida de prevenção do câncer de pele é evitar a exposição solar, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h). De acordo com a dermatologista e especialista em oncologia cutânea, Dra. Izy Peixoto, entre os principais critérios a serem levados em consideração na hora de escolher o protetor solar, estão: Ter um protetor solar que possua FPS 30 ou superior, cujo fator de proteção também seja contra UVA e escolher os protetores conforme o tipo de pele, para sua maior adesão.

“O uso de chapéus, roupas com fotoproteção, guarda-sol e óculos escuros são grandes aliados na prevenção.” acrescentou a Dra, Peixoto ao se tratar de outras medidas eficazes de prevenção.

Além disso, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de recuperação da doença. Por isso, é importante observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas, e consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.